Agendamento de defesa

O agendamento deve ser feito pelo e-mail da Secretaria TPP ([email protected]), com cópia para o docente orientador, com antecedência de pelo menos 30 (trinta) dias.

Para efetuar o agendamento da Defesa, o aluno deverá enviar para o e-mail:

1. Currículos Lattes atualizados (do aluno e dos membros da banca)

2. Os seguintes formulários preenchidos

– Solicitação de Agendamento de Defesa

– Autorização para Divulgação (exceto para qualificação)

– Declaração de Direitos Autorais (exceto para qualificação)

– No caso de defesa por videoconferência, o aluno deve enviar na mensagem um link aberto que será divulgado para que interessados possam assistir a defesa

3.  Texto da dissertação/qualificação/tese em formato pdf

4. Diploma de Doutorado dos examinadores externos que ainda não constem da lista de Professores Examinadores Credenciados

5. Caso tenha sido bolsista do Programa, relatório do último período da bolsa (exceto para qualificação) 

Observações:

a. No caso de mestrado, a defesa só será agendada caso o aluno tenha: (i) cumprido os créditos necessários; (ii) tenha sido aprovado em Seminários I e Seminários II; (iii) cumpra os requisitos de publicação na Resolução 02/23

b. No caso de qualificação de doutorado, a defesa só será agendada caso o aluno tenha: (i) cumprido os créditos necessários; (ii) tenha apresentado sua comprovação de proficiência em inglês, conforme a Resolução 01/2018 (para os alunos ingressantes a partir de 2018.1 até os alunos ingressantes em 2022.2) e Resolução 03/22 (para os alunos ingressantes a partir de 2023.1 em diante);  (iii) cumpra os requisitos de publicação na Resolução 03/23

d. No caso de tese, a defesa só será agendada caso o aluno tenha: (i) sido aprovado em sua qualificação; (iii) cumpra os requisitos de publicação na Resolução 03/23 

e. A Comissão Examinadora da Dissertação de Mestrado é constituída de no mínimo 3 (três) membros, todos com a titulação de Doutor ou equivalente e pelo menos um externo à UFF. A maioria dos membros da banca examinadora precisa ter índice h (Base Scopus) maior ou igual a 3.

f. A Comissão Examinadora de Qualificação ou de Tese de Doutorado é constituída de no mínimo 5 (cinco) membros, com titulação de Doutor ou equivalente, dos quais no mínimo 2 (dois) devem ser externos à UFF A maioria dos membros da banca examinadora precisa ter índice h (Base Scopus) maior ou igual a 5.

g. Os participantes externos devem atender ao prescrito na Resolução TPP 01/2019

h. No caso de algum examinador externo da Banca Examinadora não constar da lista de docentes/pesquisadores Credenciados no Programa como Participantes externos: Membros de Banca Examinadora, o aluno deve anexar uma cópia do diploma de Doutorado (frente e verso) e incluir as seguintes informações adicionais deste participante da banca para cadastro no sistema SUCUPIRA: CPF (ou Número de Passaporte para estrangeiro), data de nascimento e nacionalidade. 

Após realizar o agendamento, a secretaria irá enviar ao aluno e ao orientador a ata da defesa e o cartaz de divulgação. As informações na ata deverão ser imediatamente conferidas pelo aluno e pelo orientador, que deverão solicitar correções, se isso for necessário.

No caso de dissertação de mestrado, no dia da defesa, o aluno deverá enviar à banca o seguinte Questionário de Análise de Dissertação para ser preenchido. No caso de tese de doutorado, no dia da defesa, o aluno deverá enviar à banca o seguinte Questionário de Análise da Tese para ser preenchido.

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