Alessandro Jatobá

Linha(s) de pesquisa: Trabalho, Ergonomia e Segurança

Docente Colaborador

Curriculum Lattes

Site Pessoal

Contato

E-mail: [email protected]

Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq-Nível 2
JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO – FAPERJ

ÁREAS DE INTERESSE

Engenharia de Resiliência e suas aplicações no campo da Saúde Pública

RESUMO

Nos últimos dez anos, tem conduzido pesquisas sobre resiliência dos sistemas de saúde, arranjos de governança e dinâmica social da saúde sob uma perspectiva de sistemas globais, com foco no desenvolvimento de soluções que abrangem políticas, processos e tecnologias justas e sustentáveis para a gestão de recursos e coordenação de cuidados para responder às necessidades atuais e emergentes do SUS. Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2 e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ, é pesquisador e professor na Fiocruz, onde fundou e atualmente coordena o ResiliSUS - Laboratório de Tecnologias para a Resiliência do SUS. Também é professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

PROJETOS

Expandindo o Alcance da Vigilância em Saúde na Detecção de Epidemias e Desastres por meio do Uso das Mídias Sociais
Descrição: O uso das mídias sociais tem demonstrado um extraordinário crescimento e um enorme poder de propagação de informações com pessoas divulgando, comentando, solicitando ajuda ou notícias em momentos de crise. Esta dinâmica agrega valor para equipes de Vigilância em Saúde, uma vez que esta troca de informações ajuda a entender como a população afetada lida com problemas de saúde, ampliando a consciência situacional e melhorando a tomada de decisões das equipes. Embora valiosas, há dificuldades para extraí-las e integrá-las, no tempo adequado, às rotinas de trabalho dos profissionais que lidam crises e emergências na saúde. Os problemas estão associados ao grande volume de mensagens em momentos de surto, o retardo de tempo entre as mensagens e as situações, a falta de padrão textual, o uso de uma linguagem própria da internet e a confiabilidade. Este projeto propõe uma solução para tratar e organizar mensagens de mídias sociais a partir de um framework para o desenvolvimento de sistemas e ferramentas, para apoiar as equipes no tratamento de mensagens oriundas das mídias sociais. Ele é concebido para o desenvolvimento de sistemas que operam em tempo real, para que a equipe receba as informações classificadas e priorizadas e gere, a partir delas, ações que contribuam para a solução da emergência. Será desenvolvida uma ferramenta computacional para capturar e tratar tweets de uma emergência em saúde pública. O resultado destas análises e experimentos permitirá confirmar que há uma oportunidade real de transformar as mensagens das mídias sociais em um recurso adicional nas respostas à emergência.

Estudo Descritivo da Atuação das Equipes de Saúde no Serviço de Embarcações do SAMU-192 em Regiões Fluviais, Ribeirinhas e Marítimas
Descrição: Considerando que o Brasil possui diferentes realidades demográficas, sociais, econômicas, culturais e sanitárias, além da inexistência de regulamentação do serviço de ambulanchas, é necessário descrever a dinâmica de atuação nesse sistema, possibilitando entender seu funcionamento e propor alternativas uma estruturação adequada desse componente dentro do arcabouço de urgência e emergência proposto pelo Ministério da Saúde. Desta forma, esse estudo pretende contribuir para a formulação de estratégias que possibilitem às ambulanchas do SAMU-192 prestarem assistência em conformidade com as necessidades e em níveis de complexidade que atendam às demandas dos usuários do SUS. Por meio da análise ergonômica, baseada em observações semietnográficas e entrevistas semiestruturadas com atores-chaves, o presente projeto deve contribuir para a discussão qualificada e elaboração de alternativas para o implementação adequada do componente de ambulanchas, identificando aspectos positivos e oportunidades de melhoria, fortalecendo assim a estruturação das Políticas de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.


Análise do Funcionamento dos Núcleos Internos de Regulação Hospitalares: um estudo descritivo da coordenação do cuidado
Descrição: De acordo com a Política Nacional de Atenção Hospitalar, o acesso à atenção hospitalar deve ocorrer de forma regulada, a partir de demanda referenciada e/ou, espontânea, assegurando a equidade e a transparência, com priorização por meio de critérios que avaliem riscos e vulnerabilidades. A política ainda salienta que os hospitais, enquanto integrantes da Rede de Atenção à Saúde, devem atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da RAS. Assim, a operacionalização da RAS dá-se a partir da articulação dos diferentes pontos, incluindo unidades básicas de saúde, os serviços de atenção secundária e terciária e os de apoio diagnóstico e terapêutico, de forma a contribuir para o alcance da integralidade da atenção à saúde. Sendo assim, este estudo visa explorar a coordenação do cuidado a partir dos Núcleos Internos de Regulação (NIR) hospitalares, na medida em que a coordenação do cuidado é essencial para o funcionamento das RAS. A partir de um estudo de caso situado nos hospitais universitários localizados no estado do Rio de Janeiro, este estudo deve promover entendimento a respeito das interfaces entre a rede hospitalar e a coordenação do cuidado, identificando os principais aspectos que afetam o trabalho dos NIR dos hospitais e da regulação das vagas no âmbito do SUS.

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

ARCURI, RODRIGO ; BELLAS, HUGO CESAR ; FERREIRA, DENISE DE SOUZA ; BULHÕES, BÁRBARA ; VIDAL, M. C. R. ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE ; JATOBÁ, A. ; HOLLNAGEL, ERIK . On the brink of disruption: Applying Resilience Engineering to anticipate system performance under crisis. APPLIED ERGONOMICS, v. 99, p. 103632, 2022.

BELLAS, HUGO CESAR ; BULHÕES, BÁRBARA ; ARCURI, RODRIGO ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; de Carvalho, Paulo Victor Rodrigues ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Community health workers? non-technical skills for delivering primary healthcare in low-income areas. WORK-A Journal of Prevention Assessment & Rehabilitation, v. Pre-pr, p. 1-7, 2022.

BULHÕES, BÁRBARA ; BELLAS, HUGO ; ARCURI, RODRIGO ; de Carvalho, Paulo Victor Rodrigues ; JATOBÁ, ALESSANDRO . Shifting the management model of Brazilian health services: perceptions of major stakeholders on the participation of the private sector in public hospital administration. Dialogues in Health, v. 1, p. 100011, 2022.

COSTA, N. R. ; BELLAS, HUGO CESAR ; SILVA, P. R. F. ; CARVALHO, PAULO VICTOR R. DE ; UHR, D. ; VIEIRA, C. ; JATOBA, ALESSANDRO . Community health workers' attitudes, practices and perceptions towards the COVID-19 pandemic in brazilian low-income communities. WORK-A Journal of Prevention Assessment & Rehabilitation, v. Pre-pr, p. 1-9, 2021.

JATOBÁ, ALESSANDRO; BELLAS, HUGO ; ARCURI, RODRIGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . Water ambulances and the challenges of delivering mobile emergency healthcare to riverine and maritime communities. AMERICAN JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE, v. 47, p. 258-266, 2021.

JATOBÁ, ALESSANDRO; BELLAS, HUGO CESAR ; BULHÕES, BÁRBARA ; KOSTER, ISABELLA ; ARCURI, RODRIGO ; DE CARVALHO, PAULO VICTOR R. . Assessing community health workers? conditions for delivering care to patients in low-income communities. APPLIED ERGONOMICS, v. 82, p. 102944, 2020.

ARCURI, RODRIGO ; BULHÕES, BÁRBARA ; JATOBÁ, ALESSANDRO ; BELLAS, HUGO CESAR ; KOSTER, ISABELLA ; D'AVILA, ADRIANA LOURENÇO ; VIDAL, MARIO CESAR RODRÍGUEZ ; BURNS, CATHERINE MARIE ; CARVALHO, PAULO VICTOR RODRIGUES DE . Gatekeeper family doctors operating a decentralized referral prioritization system: Uncovering improvements in system resilience through a grounded-based approach. SAFETY SCIENCE, v. 121, p. 177-190, 2020.

VOLTAR
Traduzir »