Orientações pós-defesa

Após aprovação da defesa (dissertação tese), no prazo de 60 (sessenta) dias, o discente deverá:

1. Produzir a versão final da sua Dissertação ou Tese levando em conta os comentários e/ou exigências da banca. Verificar se a versão final se adequa às normas de formatação em vigor na UFF:

Abreu, Estela dos Santos; Teixeira, José Carlos Abreu. Apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso. 10a. Ed. Niterói: Eduff. 2012.66 p

2. Solicitar a elaboração de ficha catalográfica à “Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação” (BEE-IC/UFF) da UFF. Para tanto, o discente deverá acessar o site abaixo:

http://www.bibliotecas.uff.br/bee/fichacatalografica

Observação importante: Antes de completar o formulário presente no referido site, leiam as “Orientações básicas para preenchimento do formulário e geração da ficha catalográfica” (presente no mesmo endereço).

 *As fichas são preparadas por profissionais bibliotecários, portanto, seguem o modelo normativo para elaboração das mesmas.

3. Inserir a ficha catalográfica na Dissertação ou Tese, em acordo com as normas em vigor na UFF.

4. Entregar na secretaria 2 (dois) exemplares de sua Dissertação ou Tese, já contendo a ficha catalográfica, impressos em papel branco e com tinta preta, contendo ainda a Folha de Aprovação, encadernados em capa dura preta e com o conteúdo em acordo com as normas da UFF. NÃO IMPRIMIR “FRENTE E VERSO”.

  • Primeiramente o aluno deverá entregar um exemplar da dissertação ou tese na biblioteca, situada no campus da Praia Vermelha – UFF, e pegar o “nada consta”. Após isso, o aluno deverá entregar outro exemplar na  na secretaria do TPP, junto com o “nada consta”, recebido na biblioteca. A secretaria do TPP funciona de forma presencial de segunda-feira à sexta-feira das 10h às 16h. 
  • Esses 2 (dois) exemplares não serão devolvidos ao discente. Caso deseje ter cópias encadernadas de seu trabalho de conclusão, o próprio discente deverá providenciar os exemplares adicionais.
  • É recomendado que o discente que envie a versão final da sua dissertação ou tese  em formato pdf a cada um dos membros da Banca Examinadora.

5. Enviar para o e-mail da secretaria ([email protected]) os seguintes documentos:

6. Após todas as exigências dos itens 4 e 5 terem sido cumpridas a secretaria irá emitir e enviar ao aluno o histórico escolar final do curso, constando a sua aprovação.

7. De posse do histórico escolar final emitido e enviado pela secretaria, e da documentação anterior, caberá ao aluno abrir (e, depois acompanhar) o processo para emissão do seu diploma.

Considerando o restabelecimento do atendimento presencial, informamos que estes documentos não são mais recebidos remotamente e precisam ser protocolados presencialmente, conforme orientações disponíveis em < https://www.uff.br/?q=solicitacao-de-diploma-por-aluno-concluinte >.
 
Caso seja atendido pelas unidades protocolizadoras da sede (Protocolos de Niterói), informamos que a abertura do processo deve ser feita no Protocolo Geral da Reitoria ou do Gragoatá, de segunda a sexta-feira, entre 08h e 20h, observado o calendário administrativo oficial. 
Protocolo Geral da Reitoria: Rua Miguel de Frias, nº 09, térreo (ao lado da editora da UFF). Icaraí, Niterói/RJ. 
Protocolo Setorial do Campus do Gragoatá : Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N, Bloco E, 5º andar, São Domingos/Niterói.

Caso seja atendido por unidades protocolizadoras localizadas fora da sede, esclarecemos que elas obedecem orientações de funcionamento da Unidade a qual é vinculada e, nesse caso, sugerimos contato prévio para informações por meio dos contatos disponibilizados em < https://www.uff.br/?q=contato-das-unidades-protocolizadoras-por-localidade >.

Obs: Caso os requerimentos estejam preenchidos e assinados pelo aluno, qualquer pessoa pode comparecer ao protocolo portando os documentos necessários para realizar a abertura do processo.
 

8. Como a emissão do diploma pode ser demorada, o aluno poderá solicitar à secretaria uma declaração de que sua dissertação ou tese foi aprovada e que não resta nenhuma pendência para a obtenção do diploma, que encontra-se em fase de expedição.

Traduzir »