Testemunhos

Felipe Monteiro dos Santos Assis – Mestrando em Engenharia de Produção 

“Fui o primeiro de toda a minha família a ter a oportunidade de ingressar em um programa de pós-graduação, e me sinto muito honrado por isso. Atualmente, o mestrado em engenharia de produção da UFF tem sido extremamente importante para minha formação como profissional da área de sustentabilidade. Como me formei em engenharia ambiental, não tinha muito conhecimento a respeito de negócios e gestão estratégica corporativa, que são importantíssimas para essa área. Além disso, estar cursando o mestrado foi um diferencial no meu currículo quando concorri à vaga na qual ocupo hoje na empresa em que trabalho, na qual tenho a oportunidade de atuar como consultor em gestão ambiental, oferecendo serviços para a indústria, sobretudo do Rio de Janeiro. Por fim, espero com o mestrado alcançar mais um nível de especialização futuramente com o doutorado.”

Jéssica Freire Moreira – Doutoranda em Engenharia de Produção

“Antes do programa eu acreditava que a Universidade Pública era bagunçada, mas descobri que não, o programa é muito bem organizado e estruturado. A secretária está sempre atenta e nos ajudando em todas as nossas demandas.

Além disso, os professores são ótimos e as aulas são dinâmicas, muito intuitivas e interessantes, com demandas bastante atuais e coerentes com o mercado estudantil e de trabalho atual. Me arrependo de não ter entrado no programa antes, me ajudaria na construção da minha carreira.”

David de Oliveira Costa – Mestre em Engenharia de Produção – conclusão: Outubro de 2023

Gostaria de expressar meu profundo agradecimento pela excelente estruturação das disciplinas do mestrado acadêmico em engenharia de produção. A qualidade dos conteúdos ministrados e o alto rigor acadêmico dos professores são dignos de reconhecimento. Ao longo dessa jornada tive a oportunidade de compartilhar e receber ricos conhecimento, participar, com artigos aprovados, de simpósios e congressos nacionais e internacionais de alto impacto acadêmico, como o Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP, Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO e International Conference on Information Technology and Quantitative Management – ITQM. Acredito que a formação proporcionada por essa instituição é de extrema relevância para a preparação de futuros professores e quadro técnico especializado em diversos segmentos do país. Mais uma vez, agradeço pela oportunidade de integrar à comunidade acadêmica da UFF.”

Mozart Caetano Heymann – Doutor em Engenharia de Produção – conclusão: agosto de 2023

“Como benefício tive aumento do meu conhecimento relativo ao conteúdo das disciplinas cursadas, bem como melhoria na pesquisa, tanto na busca pelas publicações de valor, como na otimização dessa busca, através das ferramentas e procedimentos ensinados pelos professores, potencializando ainda mais o acúmulo de conhecimento. O relacionamento com os professores da instituição e de outras, seja através de congressos ou de pesquisas em conjunto, também foram importantes para trocar experiências e conhecimentos. O conteúdo de algumas disciplinas, bem como as pesquisas, apesar de serem voltadas para o programa, também permitiram uma melhora na visão da nossa responsabilidade, relativa à utilização e transmissão do conhecimento, no que tange ao aspecto social, no sentido amplo de pessoas e ambiente.

Na vida prática como benefício fora da vida acadêmica, possibilitou ampliar o espectro de aplicação do aprendizado, aumentando as possibilidades para o campo de trabalho. No que tange a vida acadêmica, possibilitou uma valorização, refletido com melhor qualidade e melhores condições financeiras, para transmitir os conhecimentos.  

Para satisfação pessoal os benefícios são extremos, pois possibilitou o entendimento sobre determinados temas, inclusive social, alcance a tecnologias que pareciam impossíveis de ser entendidas, participar de uma comunidade acadêmica de grande valor no desenvolvimento da nação, e ainda de forma fundamentada a caça pelas melhorias e novidades que são buscas motivantes.”

Ricardo Nunes AdamsDoutor em Engenharia de Produção – conclusão: agosto de 2023

“Ao término do doutorado, deixo um parágrafo contendo minhas principais impressões sobre o período passado no TPP/UFF, incluindo mestrado (2016-2018) e doutorado (2019-2023).
 

Depois de cursar com satisfação o mestrado em engenharia de produção no TPP/UFF, a continuidade por meio do doutorado no mesmo Programa soou como um caminho natural. Para além da afinidade com os orientadores, o corpo docente é extremamente qualificado e conduz um trabalho de excelência a nível nacional e mesmo internacional, com publicações em periódicos de grande prestígio. A variedade de disciplinas oferecidas, em distintos campos de conhecimento, não apenas é intelectualmente instigante, mas também permite aos alunos desbravarem diversos temas de pesquisa.  Ao término da pós-graduação, seja qual for o caminho trilhado pelo discente, na área acadêmica ou fora dela, a passagem pelo TPP/UFF terá proporcionado abertura de espírito para responder com dinamismo às demandas cada vez mais urgentes apresentadas pela natureza e pela sociedade. O Programa revela-se, assim, um importante aliado do progresso e do desenvolvimento da engenharia nacional.”.

Beatriz Pereira da Silva – Mestra em Engenharia de Produção – conclusão: março de 2023

“Confesso que o TPP surgiu em minha vida de forma inesperada, no entanto, o que para mim era inesperado para Deus era os planos Dele se realizando em minha vida. O Mestrado já era algo que eu queria após finalizar a graduação e após um ano da conclusão do mesmo eu realizei o processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFF. Graças à Deus eu fui aprovada e pude fazer parte do programa. Durante os dois anos do mestrado tive contato com professores incríveis e super capacitados que me proporcionaram elevar meus conhecimentos sobre a Engenharia de Produção. Toda aula ministrada era uma oportunidade de aprender e buscar algo a mais para minha vida profissional. Cada orientação dada por meu orientador proporcionou o desenvolvimento de uma dissertação com resultados significativos para minha área de pesquisa. Sendo assim, posso afirmar que o TPP além de contribuir para meu crescimento profissional e intelectual, contribuiu com grandes ensinamentos para toda minha vida. Antes eu tinha um sonho de ser professora, hoje após finalizar o mestrado no TPP, posso dizer que realizei o meu sonho. Não tenho palavras que possam expressar o quanto sou grata ao TPP. Sei que a professora que sou hoje é resultado de muitos ensinamos que obtive através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e diante disto deixo meu ‘Muito Obrigada TPP’.”

 
Davidson de Almeida Santos – Doutorado em Engenharia de Produção (Agosto – 2021)
 

“Minha trajetória no programa teve início durante o mestrado em engenharia de produção no ano de 2005. Naquela fase, eu enfrentava diversas incertezas e realmente necessitava de uma orientação mais clara para alcançar meu objetivo de me tornar um professor universitário e pesquisador. Na verdade, não tinha uma visão definida dos caminhos e perspectivas que deveria seguir para o meu futuro acadêmico.

A entrada no programa marcou o início da minha jornada de formação como professor e pesquisador. Durante o mestrado, elaborei uma dissertação com aplicação prática e enriquecedora, que envolveu o roteamento de veículos em uma empresa como a AMBEV. Após essa etapa, embarquei em uma nova jornada, trabalhando em algumas multinacionais, mas posteriormente retornei ao programa em 2017, desta vez para iniciar meu doutorado em engenharia de produção.

A escolha do programa de pós-graduação para o doutorado foi clara e sem dúvidas. Ao longo do doutorado, enfrentei uma variedade de desafios e oportunidades de aprendizado. No entanto, devo destacar que essa experiência foi profundamente enriquecedora e valiosa. Tive a oportunidade de conduzir pesquisas sob a orientação de professores experientes, acostumados a desenvolver trabalhos acadêmicos de grande relevância. Durante o doutorado, amadureci consideravelmente como professor e pesquisador, compreendendo plenamente o meu papel nessa área.

Além disso, ao longo do doutorado, enfrentei desafios adicionais, como a pandemia, o nascimento da minha filha, qualificações e defesas realizadas de forma online. Mesmo diante de todos esses obstáculos, contei com o apoio inestimável dos professores do programa, que me incentivaram a seguir em frente. O doutorado foi concluído com sucesso em 2021, e recentemente recebi a menção honrosa da Associação Brasileira de Qualidade (ABQ) pela minha tese de doutorado.

Uma notícia maravilhosa e muito recente foi a minha aprovação no concurso para o cargo de professor na área de gerência da produção na UERJ, em Resende. Não tenho dúvidas de que os valiosos aprendizados adquiridos durante o mestrado e o doutorado foram fundamentais para alcançar esses objetivos.

Nesta jornada, quero expressar minha profunda gratidão a todos os professores, funcionários e colegas de estudo que estiveram ao meu lado durante esse período. Muito obrigado!

Naia Augusto Barud – Mestra em Engenharia de Produção – conclusão: dezembro de 2020

“Fiz o meu bacharelado na UFF e 6 anos depois retornei para fazer o mestrado. Reencontrei a universidade que amo mais bem estruturada e muito comprometimento por parte de todos os docentes. No programa é possível escolher as disciplinas de acordo com a linha de pesquisa, gostos pessoais ou disponibilidade de horário de cada um, então com certeza cada pessoa escreve sua própria trajetória acadêmica no seu curso de mestrado. Isso o torna mais especial, porque dentro de uma gama de possibilidades cada aluno pode decidir o que é melhor para si. Todas as disciplinas que escolhi fui bem acolhida, aprendi muito, evoluí profissionalmente e pessoalmente. Apesar do meu bacharelado também ter sido em Engenharia de Produção, aprendi coisas diferentes da graduação e consegui me aprofundar muito mais nos temas que escolhi. Fiz o mestrado enquanto trabalhava em uma empresa privada e foi possível conciliar ambos, apesar de demandar um esforço extra (assim como qualquer pós-graduação, estudo ou projeto pessoal), é possível. Atualmente estou morando fora do país e o mestrado me ajudou na validação do meu diploma e no processo imigratório. Além disso, todas as entrevistas de emprego que fiz também tiveram uma excelente impressão da minha formação acadêmica e publicações acadêmicas. Sou grata a todos os incríveis professores que fizeram parte da minha trajetória e admiro o quanto são dedicados e apaixonados pelo que fazem. O que eu sou hoje leva um pedacinho de cada um de vocês. Sucesso a todos!”

Ricardo Luiz Fernandes Bella – Doutor em Engenharia de Produção – Conclusão: Agosto de 2018 

“O programa de pós-graduação em engenharia de produção da UFF foi muito acolhedor para mim. Imagino que assim como eu, outros profissionais também tiveram a mesma experiência. Eu faço questão de ressaltar este ponto, pois ao fazer o processo seletivo para o programa em 2014 eu iria ingressar em um programa com poucas conexões prévias, como dizemos em minha família: caindo de paraquedas. Minha irmã havia se graduado na escola de engenharia alguns anos antes, mas foi no congresso de engenharia de produção de 2014 que eu iria ter meu primeiro contato com os professores do programa. Por sincronias da vida, apresentei meu TCC junto a um colega para uma banca de professores da UFF no ENEGEP. O tema do meu trabalho era decisão multicritério, que mais tarde eu iria perceber que era uma das linhas de pesquisa presentes no programa na época. Bom, o grande desafio da vida de conquistar o nosso espaço, começava ali a fazer sentido. Foi ali que decidi que gostaria de seguir a carreira acadêmica, foi ali que, como quem não tem outra opção, fiquei muito motivado a ingressar no programa e construir desde o primeiro dia de aula algo que impactasse no meu futuro. Me recordo que fui o terceiro colocado no processo seletivo e, ao longo do tempo, os ditados que dizem que o mundo é pequeno e dá voltas se verificaram na prática para mim. Ao longo do programa desenvolvi conexões que permanecem no presente e vão ressoar no futuro. Tive o privilégio de conhecer mentes incríveis, tanto por parte dos docentes como dos discentes. A pós-graduação foi uma experiência transformadora que eu indico a todos aqueles que são incansáveis buscadores da excelência, que sentem prazer em conhecer, criar e compartilhar. Foi um desafio intelectual que solicitou muito esforço de mim e de minha família, porém me tornou ainda mais compreensivo da minha pequenez e ignorância. Pois, ao conquistar o título de doutor, me tornei autoridade em um determinado assunto, porém tenho certeza de que o que não sei é muito maior do que aquilo que eu sei. Minha formação foi em Engenharia de Produção no CEFET-RJ, eu fiz mestrado e doutorado no TPP, e hoje sou professor na UFF em Rio das Ostras graças a todas as pessoas que fizeram e continuam fazendo do TPP uma realidade. Por toda essa jornada, eu deixo aqui meu testemunho de gratidão a todos os professores, funcionários e alunos que estiveram comigo naquele tempo. Muito obrigado!” 
Traduzir »