Orientações para defesa

Inicialmente manifestamos os nossos votos de que o discente faça uma excelente Defesa do seu trabalho de conclusão.

Objetivando prevenir eventuais inconvenientes no momento da Defesa, apresentamos a seguir alguns lembretes que acreditamos que lhe serão úteis:

1. Combine previamente como o seu Professor Orientador a programação da defesa:

– tempo previsto para apresentação (em torno de 45 minutos)

– o conteúdo da apresentação.

2. Caso o aluno queira, poder ser usado seguinte o modelo de apresentação para defesas que elaboramos. 

3. Em caso de defesa presencial, leve o seu próprio notebook para defesa.  Algumas saídas para projeção da apresentação no Datashow são do tipo “VGA”; outras,  “HDMI”, em caso de necessidade, providencie um adaptador. 

4. Em caso de defesa remota, utilize um computador próximo ao roteador ou plugado direto no cabo de rede. Faça testes de conexão antes.

5. Em caso de defesa presencial, ao final da defesa circule a ata da defesa impressa em papel. Em caso de aprovação, circule quatro cópias em papel da Folha de Assinatura abaixo:

Modelo para Dissertações de Mestrado 

Modelo para Teses de Doutorado 

As Folhas de Assinatura assinadas devem ser incluídas nas versões finais impressas do seu trabalho que serão entregues à Coordenação.

6. Em caso de defesa remota, os arquivos pdf  da ata de defesa e da folha de assinatura devem ser circuladas entre os membros da banca para que estes os assinem eletronicamente. As Folhas de Assinatura assinadas eletronicamente devem ser incluídas nas versões finais impressas do seu trabalho que serão entregues à Coordenação.

7. Em caso de Defesa de Tese de Doutorado, a banca deverá preencher e assinar o Questionário de Análise da Tese.

Votos de uma ótima Defesa!

A Coordenação