Orientações pós-defesa
Após aprovação da defesa (dissertação tese), no prazo de 60 (sessenta) dias, o discente deverá:
1. Produzir a versão final da sua Dissertação ou Tese levando em conta os comentários e/ou exigências da banca. Verificar se a versão final se adequa às normas de formatação em vigor na UFF:
2. Solicitar a elaboração de ficha catalográfica à “Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação” (BEE-IC/UFF) da UFF. Para tanto, o discente deverá acessar o site abaixo:
http://www.bibliotecas.uff.br/bee/fichacatalografica
Observação importante: Antes de completar o formulário presente no referido site, leiam as “Orientações básicas para preenchimento do formulário e geração da ficha catalográfica” (presente no mesmo endereço).
*As fichas são preparadas por profissionais bibliotecários, portanto, seguem o modelo normativo para elaboração das mesmas.
3. Inserir a ficha catalográfica na Dissertação ou Tese, em acordo com as normas em vigor na UFF.
4. Entregar 2 (dois) exemplares de sua Dissertação ou Tese, já contendo a ficha catalográfica, impressos em papel branco e com tinta preta, contendo ainda a Folha de Aprovação, encadernados em capa dura preta e com o conteúdo em acordo com as normas da UFF. NÃO IMPRIMIR “FRENTE E VERSO”.
- Primeiramente o aluno deverá entregar um exemplar da dissertação ou tese na biblioteca, situada no campus da Praia Vermelha – UFF, e pegar o “nada consta”. Após isso, o aluno deverá entregar outro exemplar na secretaria do PPGEP (TPP), junto com o “nada consta”, recebido na biblioteca. A secretaria do PPGEP (TPP) funciona de forma presencial de segunda-feira à quarta-feira das 10h às 16h.
- Esses 2 (dois) exemplares não serão devolvidos ao discente. Caso deseje ter cópias encadernadas de seu trabalho de conclusão, o próprio discente deverá providenciar os exemplares adicionais. A folha de assinatura da banca deve ser obrigatoriamente digital (não se coloca a ata de defesa no exemplar).
- É recomendado que o discente que envie a versão final da sua dissertação ou tese em formato pdf a cada um dos membros da Banca Examinadora.
5. Enviar para o e-mail da secretaria ([email protected]) os seguintes documentos:
- Versão final da dissertação ou tese, em formato pdf;
- Cópia da Ata da Defesa assinada;
- O processo de solicitação de diploma é feito pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFF (link de acesso de passo a passo – ver na secretaria)
- Questionário de análise de dissertação de mestrado preenchido e assinado pela banca (só para mestrado);
- Questionário de análise da tese preenchido e assinado pela banca (só para doutorado);
- Formulário – Relato Externo de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. (preenchido e assinado pelo membro externo da banca (mestrado e doutorado);
- 1 (uma) cópia de cada um dos artigos publicados ou do aceite final dos mesmos para a publicação.
6. Após todas as exigências dos itens 4 e 5 terem sido cumpridas a secretaria irá emitir e enviar ao aluno o histórico escolar final do curso, constando a sua aprovação.
7. De posse do histórico escolar final emitido e enviado pela secretaria, e da documentação anterior, caberá ao aluno abrir (e, depois acompanhar) o processo para emissão do seu diploma via pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFF (link de acesso de passo a passo – ver na secretaria).
8. Como a emissão do diploma é um processo de muitas etapas, o aluno poderá solicitar à secretaria do PPGEP (TPP) uma declaração de que sua dissertação ou tese foi aprovada e que não resta nenhuma pendência para a obtenção do diploma, que se encontra em fase de expedição.