PPGEP/UFF Niterói destaca desenvolvimento de software com registro no INPI por doutorando

O PPGEP/UFF Niterói celebra o desenvolvimento do software “WASPAS AHP-GAUSSIANO PARA ESTABILIZAÇÃO DE RANKING (WAGNER) v.2”, de autoria de Wagner dos Anjos Carvalho, com registro de programa de computador expedido pelo INPI em 2026. O certificado também registra a participação de Marcos dos Santos e Carlos Francisco Simões Gomes, com desenvolvimento na linguagem R.

Esse tipo de produto acadêmico reforça a relevância da produção técnico-tecnológica no âmbito da pós-graduação, ao evidenciar inovação, aplicabilidade e geração de conhecimento com potencial de impacto para além do ambiente universitário. Nesse contexto, o registro de software fortalece a visibilidade do Programa e sua capacidade de transformar pesquisa em solução concreta.

Doutorando em Engenharia de Produção na UFF desde 2023, sob orientação do Prof. Dr. Marcos dos Santos, Wagner dos Anjos Carvalho desenvolve sua trajetória acadêmica com foco em modelagem para apoio à decisão, reunindo formação e produção científica em áreas como otimização, análise multicritério e aplicações computacionais. Seu currículo Lattes também registra esse programa de computador como parte de sua produção tecnológica, evidenciando a maturidade e a consistência de sua pesquisa.

O PPGEP/UFF Niterói parabeniza Wagner dos Anjos Carvalho por essa importante conquista, que contribui para o fortalecimento da produção técnico-tecnológica do Programa e reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência acadêmica.

Wagner dos Anjos Carvalho
CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/5437011321687882