Caros colegas,
Temos o prazer de convidar pesquisadores sediados no Brasil a submeterem uma Manifestação de Interesse para o Concurso de Propostas de Projetos sobre Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas na Região Amazônica.
Esta competição é organizada pela Rede Alemã-Brasileira de Ciência e Tecnologia (GERBRAS ScienceNet) https://gerbras-science.net/about-the-network , pelo Programa Amazônia https://gerbras-science.net/gerbras-sciencenet-amazonprogramme e pela Divisão de Pesquisa e Prática em Desenvolvimento Sustentável (SDRP) do Centro de Pesquisa e Transferência em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Mudanças Climáticas (FTZ NK) da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo https://www.haw-hamburg.de/en/ftz-nk/ .
Esta iniciativa oferece uma valiosa oportunidade para fortalecer a cooperação germano-brasileira em pesquisa e inovação, contribuindo, ao mesmo tempo, para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região amazônica. Visa também fomentar a colaboração acadêmica de longo prazo entre o Brasil e a Alemanha na área da sustentabilidade.
Objetivo da competição:
As propostas devem estar claramente relacionadas à sustentabilidade e às mudanças climáticas na região amazônica .
O concurso aceita propostas nas seguintes áreas:
- Sistemas educacionais e instituições de ensino
- Pesquisa Social Empírica
- Geografia Física
Observação: as propostas devem contribuir de forma clara e teórica para a área. Temos especial interesse em projetos que ajudem a avançar, refinar ou fortalecer a teoria nessas áreas. Portanto, não se espera que as propostas sejam primordialmente práticas ou voltadas para intervenções.
Quem pode se candidatar?
Convidamos os seguintes candidatos residentes no Brasil:
- Candidatos a doutorado nos anos finais de seu programa.
- Pesquisadores de pós-doutorado
- Professores universitários em início de carreira
Os candidatos devem estar interessados em:
- Fortalecimento dos laços de pesquisa com parceiros alemães
- Obtenção de financiamento para até três anos de pesquisa no âmbito de um projeto internacional.
- Colaboração e publicação com uma equipe internacional de pesquisadores sobre temas relacionados à sustentabilidade e às mudanças climáticas na região amazônica.
Fases e instruções da competição:
A competição será organizada em quatro fases, cada uma com um prazo definido.
Fase 1: Manifestação de Interesse
Prazo final: 15 de agosto de 2026
- A proposta deve ser submetida em duas páginas, incluindo: estado da arte, problema de pesquisa, questão de pesquisa, estratégia de coleta de dados, estratégia de análise de dados, orçamento previsto e uma explicação clara da contribuição do projeto para a teoria.
- Os candidatos também devem explicar como os resultados esperados contribuirão para o avanço da área de pesquisa e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Por favor, envie os trabalhos em inglês. Trabalhos em outros idiomas não serão considerados.
As propostas podem ser enviadas até 15 de agosto de 2026 através do seguinte link: https://forms.gle/1JbDv61J9NbVDKo6A
Fase 2: Desenvolvimento da proposta
Prazo final: 30 de setembro de 2026
- O comitê organizador selecionará as 5 melhores Manifestações de Interesse submetidas na Fase 1 (resultados em: 18 de agosto).
- Os candidatos selecionados receberão orientações e um modelo para elaborar uma proposta completa de projeto, a ser entregue até 30 de setembro de 2026.
Fase 3: Apresentação da proposta
- Os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas à comissão em data a ser agendada.
- Após avaliação, os três melhores projetos receberão um prêmio de €500 cada e um convite para participar de um programa de mentoria com uma equipe da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo.
Fase 4: Mentoria e Submissão de Financiamento
Prazo final: 31 de outubro de 2026
- Os projetos vencedores receberão mentoria da equipe da HAW Hamburg.
- As propostas serão aprimoradas em colaboração para posterior submissão a uma importante agência de financiamento alemã.
Oportunidades para projetos financiados
Para projetos que forem finalmente aceitos pela agência financiadora:
- O pesquisador principal da proposta será convidado a passar até três anos em Hamburgo, liderando o projeto de pesquisa juntamente com nossa equipe.
ou
- Pesquisadores que preferirem permanecer no Brasil poderão receber apoio financeiro mensal equivalente a uma bolsa de doutorado no Brasil, mantendo, ao mesmo tempo, plena colaboração com a equipe do HAW Hamburg.
Aguardamos com expectativa suas propostas e o apoio a pesquisas teóricas sólidas que promovam o conhecimento sobre sustentabilidade e mudanças climáticas na região amazônica, ao mesmo tempo que aprofundam a cooperação acadêmica germano-brasileira.
